COMO A RETAIL SOLUTIONS
PODE AJUDAR A SUA EMPRESA

Quando se é responsavel por uma empresa no segmento de varejo, as suas principais preocupações são:
O produto que estou comprando vai vender?
Como fazer para não faltar um produto em meu estoque?
Quais produtos devo comprar?
Meus vendedores são qualificados?
Será que algum dos meus funcionários está me passando a perna?
Como está o moviemnto em minhas filiais?

Estas são apenas algumas das muitas perguntas que nos fazemos quando administramos o próprio negócio.

Vamos desenhar o processo da seguinte forma:

COMPRAS

O início do processo. Para saber o que e quando comprar é necessário analisar o estoque, seguindo diversas regras. É necessário analisar o nível do estoque, porém somente este item não basta para decisão de compras. Precisa-se estudar a saída de cada produto, além de diversos outros fatores que devem ser levados em consideração para que se tomem as melhores decisões.

Entrada de Materiais

A entrega da mercadoria podendo ser realizada em um estoque central ou no próprio estoque da loja. Quando a mercadoria é recebida, deve passar por diversos procedimentos de conferência como:
Verificar se a mercadoria entregue está correta.
Verificar se a Nota Fiscal entregue é correta.
Verificar se os valores e impostos da nota fiscal estão corretos.

Após estas análises, podemos então, dar entrada na mercadoria em nosso estoque, alimentar o Contas a Pagar do fornecedor, e o Fiscal.

VENDAS

Com certeza, esta é a parte mais importante do negócio.
De que adianta você comprar, receber e não vender?
Dentro de uma empresa de varejo podemos encarar as vendas de diversas formas, seguem abaixo algumas delas:
• Orçamento: O cliente vai até a sua loja faz um orçamento, e com o número deste orçamento ele passa no caixa e retira a mercadoria em um outro setor.
• Pedido de Venda: O cliente vai até a sua loja, procura um vendedor, escolhe a mercadoria. O vendedor vai até um terminal de venda e faz um pedido de determinados produtos, informando todos os dados como condições e formas de pagamento. O cliente vai até o caixa e apenas paga o pedido de venda, podendo retirar a mercadoria na loja ou solicitar que a mesma seja entregue em sua residência.

A diferença básica entre os dois é que no orçamento a negociação é feita diretamente no caixa, não havendo o intermédio do vendedor. Este tipo de operação é muito utilizado em supermercados.

Nesta etapa é necessário criar ações, para gerar um melhor resultado de vendas. Administrando os preços de maneira correta e planejar algumas promoções para atrair cliente, são algumas delas. Outra forma é comissionamento de vendedores que é um grande incentivo para os mesmo atingirem um melhor aproveitamento de vendas.

E para poder identificar as melhores estratégias de venda para cada negócio, é necessário analisar todas as vendas por período, através de relatórios e gráficos.

CAIXA

Precisamos negociar o valor cobrado pela venda de nossas mercadorias ou serviços. Para isto precisamos de um caixa que nunca saia do ar, rápido para não ocasionar filas, e de fácil manuseio aos operadores.

Hoje no mercado varejista, por força da legislação, o caixa utiliza impressora fiscal (ECF) e faz vendas com cartões de crédito e débito. Além disto, diversas operações são necessárias em um caixa para o mercado de varejo, entre elas:
• Entrada e Saída de Operadores;
• Sangria;
• Suprimentos;
• Posição de Caixa;
• Cancelamentos (Tanto de itens de um cupom fiscal como de um cupom fiscal);
• Operação de Gaveta;
• Scanner de código de barras;
• Travamento do Caixa.

Além disso, como em toda empresa, é muito importante um fechamento de caixa confiável todos os dias. Para isto precisamos de diversos tipos de relatórios tanto para fechamento, como para o Controle Fiscal e o Contas a Pagar e Receber.

CONTAS A PAGAR

Neste módulo, podemos cadastrar um plano de contas para empresa, com isto podemos lançar dívidas em contas específicas, agilizando assim o trabalho do Contas a Pagar. Este módulo pode ser alimentado na entrada de mercadorias (Pagamentos de Impostos das Notas Fiscais).

CONTAS A RECEBER

Quando trabalhamos com vendas pré-datadas ou vendas com administradoras de cartões de crédito ou débito, precisamos controlar muito bem o nosso Contas à Receber. Assim podemos ter uma previsão do faturamento, antecipadamente, e controlar os valores que ainda vão entrar em caixa.

Com base nestes processos a Retail Solutions montou duas soluções para poder auxiliar a sua empresa no controle do seu negócio Retail Solutions Retaguarda e Retail Solutions PDV. Todos os processos descritos acima são controlados pela nossa solução, de maneira fácil e rápida disponibilizando cadastros, telas de movimentações, relatórios, gráficos e todas as informações pertinentes ao seu negócio. Caso haja algum processo que o nosso sistema não atenda, estamos totalmente abertos a mudanças para melhor atende-lo.